
DigiLab
Com 148000 estudantes e 4500 professores, a Universidade Sapienza de Roma é uma das 100 mais importantes universidades no mundo, a maior em Itália e uma das maiores na Europa.
O DigiLab, recentemente formado “Centro para Pesquisas e Serviços”, reúne 12 departamentos de ambas as universidade, Faculdade de Artes & Humanidades e a Faculdade de Engenharia (Informática) e concede um único ambiente de exploração, de pesquisa e aplicações práticas resultantes da rica partilha entre as Novas Tecnologias da Informação (TIC) e as Artes, Humanidades & Ciências Sociais. A Pesquisa no DIGILAB compreende o desenvolvimento interrelacionado num conjunto vasto de disciplinas, tais como as artes, humanidades, arqueologia, antropologia, música, novas tecnologias, media, informática, design em 2D-3D, cinema interactivo e televisão, novas formas de “storytelling”, reconto de histórias, e novas abordagens à pesquisa e ao ensino; em particular o DigiLab oferece apoio na concepção, gestão e tutoria em cursos de e-learning (mestrados, cursos académicos e cursos de Aprendizagem ao longo da vida da Faculdade de Filosofia, Artes, Humanidades e Estudos Orientais).
A nossa abordagem ao sistema educacional baseia-se na combinação única de “aprender a fazer” com uma sólida base teórica. Atenta aos últimos desenvolvimentos em tecnologia, ao trabalho em equipa (projetos colaborativos) são dois dos aspectos distintivos da nossa instituição. O staff do DigiLab já fez parte dos projetos europeus FP6 e FP7, tais como: SEWASIE, DELOS, Interop.